Tensão: Aluna de escola da zona rural de Quixadá tem suspeita de meningite, prefeitura tenta abafar e comunidade está apavorada

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro

Uma professora da rede pública do município de Quixadá – que preferiu não se identificar – fez uma gravíssima denúncia ao Monólitos Post, dando conta de que uma aluna do sexto ano do ensino fundamental que estuda na Escola João Araújo Torres, na localidade de Junco, no Distrito de Custódio, foi diagnosticado com suspeita de meningite.

De acordo com a denúncia, todos estão apavorados na escola e até mesmo nas comunidade próximas ao colégio, pois a criança foi encaminhada para a UPA de Quixadá, porém devido a gravidade do caso, foi urgentemente levado para o Hospital São José em Fortaleza, onde permanece em observação. Segundo a professora, o caso preocupa mais ainda porque a informação que chegou à escola foi que a gestão municipal tenta abafar o caso e irá providenciar vacinas contra meningite apenas para os alunos e os professores da sala de aula do aluno com suspeitas da doença. No entanto, o correto seria a prefeitura providenciar a vacina para todos da comunidade escolar, tendo em vista que meningite é uma doença considerada altamente contagiosa e letal.

Segundo a professora, até o momento a prefeitura não demonstrou qualquer medida eficiente para evitar uma possível contaminação em outros alunos ou em outros servidores da escola. O clima é de pânico na localidade de Junco e a prefeitura precisa tomar medidas preventivas para evitar o surgimento de novos casos, narra a professora. É bom lembrar que escolas que tiveram casos com aluno diagnosticado com meningite já chegaram a suspender as aulas por uma semana a fim de que a situação seja realmente controlada. O quadro se agrava mais ainda porque o prefeito Ilário Marques (PT) se encontra passeando de férias pela Europa enquanto o município se afunda em dramáticos problemas.

Tentamos contato com a secretária de educação Josênia França, mas a mesma não atendeu aos nossos telefonemas. Já o prefeito em exercício, João Paulo, disse que não estava sabendo de nada e que iria procurar a secretária de saúde e retornaria a ligação, contudo até o fechamento da matéria não houve retorno.

Mas este triste cenário ocorrido na saúde pública de Quixadá só revela mais ainda a crise instalada neste setor, onde faltam remédios e material médico suficientes em hospitais e postos de saúde, exames são marcados para serem realizados no município de Quixeramobim, ambulâncias sucateadas, bairros sem saneamento básico, matadouro interditado, “esgotos a céu aberto”, violência desenfreada e casos graves de meningite é a fotografia perfeita da atual realidade enfrentada pelo quixadaneses, em virtude da má gestão dessa desastrosa gestão municipal. Por outro lado, o prefeito aumentou o valor da sua própria diária e a de seus cargos comissionados em até 150% enquanto o salário mínimo teve um aumento de apenas R$ 17,00.

O que é Meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações. Os principais tipos de meningite existentes são: Meningite viral, Meningite bacteriana, Meningite fúngica. Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.

Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção. A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir. As complicações causadas por meningite não tratada podem ser graves, por isso o tratamento imediato é necessário e essencial.

Meningite é geralmente resultado de contágio entre duas pessoas. Vírus e bactérias causadores da doença podem ser transmitidos via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.

Monólitos Post

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.