PROBABILIDADE DE CHUVA NO CARNAVAL É DE 70% A 9%

Apesar das chances de precipitação, o Índice Ultravioleta (IUV) deve atingir o nível extremo em todos os dias da folia

O Carnaval deve ser molhado para parte dos cearenses, conforme a previsão meteorológica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). De sexta-feira (9) a terça (13), o órgão indica de 70% a 90% de probabilidade diária de precipitações em cidades como Fortaleza, Sobral, Crateús, Pedra Branca e Cascavel, com variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. No sábado (10), o clima deve ficar instável, com períodos curtos de sol intercalados com nebulosidade e chuvas a qualquer hora do dia, conforme o Cptec.
Já em cidades da região Sul do Estado, como Iguatu, Ipaumirim, Crato e Juazeiro do Norte, o prognóstico indica boa probabilidade de chuvas, em torno de 80%, também no sábado. Contudo, domingo e segunda deverão ter queda nas possibilidades, de 5% a 30%, que voltarão a aumentar na terça-feira de Carnaval. No mesmo período, a temperatura deve variar dos 23ºC aos 31ºC em todo o Ceará.
Contudo, apesar de uma possível amenidade no calor, o Cptec alerta que o Índice Ultravioleta (IUV) deve atingir o nível “extremo” em todos os dias da folia. Tal medida representa riscos para a saúde humana, principalmente à pele, e exige cuidados extras dos foliões cearenses porque, dentre as reações agudas à radiação ultravioleta, estão as queimaduras, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Funceme
Os dados do Cptec encontram ressonância no levantamento da empresa Climatempo, que estima até 90% de probabilidade de chuva para o Norte e Litoral do Estado durante todo o Carnaval e queda nas precipitações da região Sul a partir do domingo. Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que divulgará a previsão para o Carnaval 2018 na próxima sexta-feira (9).
O Carnaval mais chuvoso dos últimos dez anos ocorreu em 2012, com base nos dados compilados pelo Calendário das Chuvas no Estado do Ceará, alimentado pela Funceme. Levando em consideração o intervalo de seis dias, de sexta-feira à quarta-feira de Cinzas, aquele ano contabilizou média de 75,3 mm, em todo o Ceará. Em seguida, aparece o ano de 2009, com média de 64,3 mm.
Os piores anos de precipitações durante os dias de Carnaval dos últimos dez anos foram em 2016 e 2013, com apenas 2,4 mm e 3,8 mm, respectivamente, conforme a Funceme.
Fonte: DN

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.